O Asian Club foi um grupo dedicado ao debate e reflexão em torno das produções midiáticas da Ásia Oriental – séries de TV, filmes, animações, videoclipes, música pop e suas celebridades associadas, dentre outras demais – tendo como propósito principal o aprofundamento na compreensão de outros modos de concepção, produção e distribuição midiática para além de uma perspectiva ocidental. O Asian Club constituia uma atividade acadêmica, que se integrava na proposta pedagógica do curso de Estudos de Mídia.
Para além do seu objetivo primário, o Asian Club se constituia numa agência experimental de comunicação, e oferecia aos seus participantes a oportunidade de se envolverem em diversas atividades relevantes do ponto de vista da formação profissional, tais como planejamento estratégico, produção de eventos, divulgação, design gráfico e produção audiovisual, além do desenvolvimento das habilidades sociais necessárias para o trabalho em equipe, como a divisão de trabalho, rotinas de produção, responsabilidade frente à equipe, dentre outras.
O Asian Club promovia diferentes projetos, alguns dos quais se encontravam em funcionamento e outros em fase de planejamento/preparação. Dentre os projetos, destacavam-se nossos eventos de exibição semestrais, abertos ao público em geral, que ocorriam sistematicamente no espaço físico da UFASA. Fundamentalmente, essas exibições constituiam-se na apresentação de duas produções asiáticas – geralmente séries de TV, filmes e animações – seguidas de debates entre os presentes. As atividades envolvidas nessas sessões eram mais complexas, contudo. Elas envolviam a definição do projeto da “temporada”, estruturado tematicamente em torno de um tema comum, a elaboração de um catálogo que sintetizava a proposta, a elaboração de cartazes e outros produtos de divulgação dos eventos, distribuição de material relativo às sessões, física e virtual e produção dos eventos.
Os eventos de exibição do Asian Club constituiam a ocasião básica para o debate dos membros do Asian Club. Ele era fundamental para o aperfeiçoamento do repertório e padronização das ferramentas de análise dos membros do grupo. Por este motivo, a participação regular nas sessões do Asian Club era muito importante, e deve ser considerada como um pré-requisito para a participação em atividades mais avançadas de análise e crítica da ficção seriada televisiva. A realização de atividades técnicas de apoio às sessões do clube tais como o design gráfico e a divulgação era, igualmente, valiosa, e fundamental para o sucesso de nossas atividades.
Os planos do Asian Club para o futuro incluiam, além da expansão e a organização de novos eventos e Mostras, a colaboração através do site do nosso clube parceiro, o Série Clube. Tal nível de organização e diálogo entre os dois clubes pressupunha um trabalho continuado de planejamento de rotinas e treinamento textual que levaria em conta a diversidade de temas, modelos e perspectivas em torno das produções que nos destinamos a analisar.
Juntamente com os eventos de exibição e o diálogo intrínseco com o Série Clube, o Asian Club desenvolvia outras atividades de promoção, particularmente no campo do audiovisual, cujos propósitos eram exercitar com seus integrantes elementos da produção e edição audiovisual. Por isso, como parte do programa de exercícios mais específico, o Asian Club promovia uma oficina de audiovisual, cujo objetivo central era desenvolver as potencialidades dos membros de ambos os clubes tendo em vista a produção futura de um programa de TV destinado às discussões sobre as produções asiáticas em suas mais variadas formas.