Conheça a Nossa Equipe!
Afonso de Albuquerque
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF) e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da mesma Universidade. Bolsista CNPq PQ-1B e Bolsista do Nosso Estado/Faperj. Atua como Coordenador do MidiÁsia – Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI), com financiamento do CNPq.
Krystal Urbano
Pesquisadora de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) com bolsa da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ/Nota 10). Doutora e Mestre em Comunicação pelo mesmo programa, com pesquisas centradas nos fluxos da cultura pop japonesa e sul-coreana, seus produtos midiáticos e práticas culturais/musicais correlacionadas no Brasil. É jornalista e especialista em Epistemologias do Sul pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Atuou como professora substituta no Departamento de Estudos Culturais e Mídia (2022-2023) e foi idealizadora do Asian Club (2012-2017), projeto de extensão vinculado e mantido em parceria com os estudantes da Graduação de Estudos de Mídia (GEC/UFF). É Coordenadora geral do MidiÁsia | Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea e pesquisadora associada ao CiteLab | Laboratório de Investigação – Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação. Também integra a rede de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia | Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI). Atualmente, desenvolve pesquisas sobre desinformação, controvérsias científicas e negacionismo relacionado às mudanças climáticas com foco nos países da Ásia e América Latina. Possui experiência metodológica em análise de redes sociais, revisão sistemática da literatura e estudos de recepção, com ênfase na etnografia (urbana e digital), rodas de conversas e grupos focais.
Mayara Araujo
Pesquisadora de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF) com bolsa do CNPq/Faperj de fixação de jovens doutores no Estado do RJ. Atuou como Professora Substituta no Departamento de Estudos Culturais e de Mídia da Universidade Federal Fluminense (2022-2023). Doutora em Comunicação pelo mesmo programa e Mestre em Comunicação e Cultura pela UERJ. É Vice-Coordenadora Adjunta do MidiÁsia – Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea. Além disso, é pesquisadora associada ao CiteLab – Laboratório de Investigação | Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação. É vice-coordenadora Acadêmica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI), além de desenvolver pesquisa em conjunto com a instituição. Em 2018, foi bolsista de intercâmbio cultural financiado pela Shanghai Open University na República Popular da China. Atualmente, pesquisa os processos de expansão e internacionalização das plataformas digitais chinesas. Seus interesses de pesquisa incluem: Plataformas de streaming, Indústrias audiovisuais não ocidentais, geopolítica do conhecimento, soberania nacional e mídia e relações internacionais.
Daniela Mazur
Doutoranda (2018–) e Mestre (2016-2018) pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF, é pesquisadora vinculada ao MidiÁsia, coordenadora adjunta do Série Clube UFF e integrante do grupo de pesquisa TeleVisões. Foi, entre 2015 e 2018, repórter honorária da cultura sul-coreana no Brasil do Centro Cultural Coreano do Brasil. Atualmente aborda temas relacionados aos estudos asiáticos e cultura pop leste-asiática, Hallyu, Pós-Ocidente, orientalismo, indústrias televisivas, streaming, ascensão periférica de pólos midiáticos e contrafluxos globais. Entre suas publicações de destaque estão capítulos em livros especializados, como o “América Latina y Corea del Sur: Intereses y desafios comunes” (Humanitas, 2018) e o “The Rise of K-Dramas: Essays on Korean Television and Its Global Consumption” (McFarland, 2019), além de artigos em revistas nacionais e internacionais.
Mateus Martins do Nascimento
Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense e graduando em Língua Japonesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A sua pesquisa aborda o tema das relações entre a cultura japonesa e a cultura brasileira, partindo de análises sobre a imigração japonesa para o Rio de Janeiro, e sobre a influência sociocultural do cool Japan no contexto da juventude brasileira. É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea MidiAsia e do Centro de Estudos Asiáticos da UFF, pesquisador associado no Instituto Cultural Brasil-Japão e colunista da Revista Intertelas. Integrou a delegação brasileira do programa de intercâmbio curto Juntos!! Japan-Latin America and Caribbean Exchange Program (2022).
Helmer Marra
Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, área de concentração Política Internacional (2023) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Direito (2020) pela Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica, Campus Ceres). Na dissertação desenvolveu pesquisa sobre a Indústria de K-Pop e a Diplomacia Pública do governo sul-coreano. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea (MidiÁsia) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autônomo com exercício de atividades de revisor, legendador, entre outras (08/2021- Atual). Interesses de pesquisa: Estudos Coreanos; Estudos Hallyu; Diplomacia Pública sul-coreana; Indústria de K-Pop; Música Tradicional Coreana (국악, Gukak). Dentre as publicações, destacam-se: 1) Estudo Comparado: expectativas de futuro dos estudantes de Ensino Médio no Brasil e na Coreia (Estudos Coreanos, 2020); 2) Instrumentalização Política do BTS: estudo do caso da ‘Campanha LOVE MYSELF’ (Estudos Hallyu, 2022).
Virgine Sacoman
Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui segunda licenciatura em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Faz parte do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos Asiáticos da Universidade Federal Fluminense (CEA-UFF), do laboratório de pesquisa Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias (CULTPOP) e do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea da Universidade Federal Fluminense (MidiÁsia-UFF). Atua como professora e editora de conteúdo do site BrazilKorea. Possui interesse por pesquisas na área de Comunicação, com ênfase em Cultura Pop Asiática, Hallyu Studies e Estudos de fãs.
Murilo Machado Macarroni
Cursando o Mestrado em Ciências da Comunicação, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP). Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Cinema e Meios Audiovisuais. Possui diploma de Língua Coreana do Consulado Geral da República da Coreia em São Paulo. Faz parte do Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (GELiDis-ECA USP) e do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea da Universidade Federal Fluminense (MidiÁsia-UFF). Possui interesse por pesquisas na área de Comunicação, Comunicação e Cultura, com ênfase em Cultura Coreana, Hallyu Studies e Estudos Narrativos. Estuda K-drama e como contextos sócio-históricos-culturais são elaborados na narrativa a partir do gênero melodrama.
Aline Mendes
Doutoranda e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) e Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI/UERJ). É bacharel em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra os grupos de pesquisa NEMACS (Núcleo de Estudos de Comunicação de Massa e Consumo), TeleVisões, AnimaMídia e MidiÁsia. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a ascensão internacional da indústria televisiva turca, sobre políticas de projeção cultural do Japão e sobre as dinâmicas de segurança e defesa do Leste Asiático.
Isabella Verran
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFF) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa LabCult (UFF) e do Grupo MidiÁsia (UFF). Revisora de tradução na Revista Acadêmica Contracampo. Bacharel em Cinema e Audiovisual também pela Universidade Federal Fluminense. Co-fundadora do coletivo independente INO que preza produção colaborativa de obras audiovisuais. Produtora e Montadora do Álbum Visual NOITES, realizado como filme de conclusão. É autora de “Estilo Sassi: A Estética de Felipe Sassi, e o Videoclipe mainstream nacional.” (2021).
Jéssica Miranda
Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF). É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa. Integra os grupos de pesquisa NEMACS (Núcleo de Estudos de Comunicação de Massa e Consumo),Grafo/navi, AnimaMídia e MidiÁsia. Atualmente desenvolve pesquisas sobre representação da mulher na mídia, animação, cultura pop japonesa e representações gráficas