MidiÁsia

A popularização dos webtoons tem sido um fenômeno significativo na indústria do entretenimento nos últimos anos. Essas histórias em quadrinhos digitais, otimizadas para leitura em dispositivos móveis, ganharam uma imensa base de fãs ao redor do mundo, especialmente entre o público mais jovem.

Recentemente, temos visto um aumento de adaptações desses webtoons para as telas, especialmente em plataformas gigantes como a Netflix. Isso fez com que muitos espectadores se interessassem no material original de suas séries favoritas. Apesar de uma grande porcentagem dessas adaptações serem de romance, a variedade de gêneros e temas dos webtoons atrai diferentes públicos e um deles está crescendo mais do que o esperado: o terror.

Com a entrada dos k-dramas “Sweet Home” e “All of us are Dead” na Netflix, ambas renovadas para próximas temporadas, a procura por esses títulos em aplicativos de leitura de webtoons aumentou, atraindo leitores para outras histórias no processo. Uma delas é “Surviving Romance”.

Apesar do nome, não há romance no enredo. Mas deveria. De alguma forma, uma pessoa se tornou a protagonista de seu livro favorito. Chaerin, uma garota linda e inteligente do ensino médio, parece ter uma vida melhor do que o dia a dia exaustivo e deprimente do mundo real, afinal de contas, ela tem seu amigo Jeha ao seu lado. Sabendo de todos os acontecimentos do romance, Chaerin segue a história como deveria ser, ignorando o bullying que sua personagem sofre e aguardando o dia do predestinado final feliz. Entretanto, quando Jeha finalmente vai confessar seu amor, ele se transforma em um zumbi, fugindo da história e matando Chaerin.

Ao acordar na cama, a personagem percebe que retornou à manhã do mesmo dia. Ela tenta seguir a história e mudar a trajetória do dia centenas de vezes, mas continua no meio de um apocalipse zumbi que não estava no romance original.

Nesse mundo, só existia Jeha em seus olhos. Os outros personagens não possuem rostos e têm vozes distorcidas, sendo considerados “extras”, já que Chaerin não interage com eles. Em uma de suas tentativas de sobreviver, uma garota de sua classe a salva e as duas conseguem escapar para a loja de conveniência da escola. Infelizmente, sua mais nova amiga é mordida por um zumbi e Chaerin tem uma nova missão: continuar lutando e descobrir quem é a “extra desconhecida” na próxima manhã.

Ela, então, reúne todo o conhecimento do apocalipse zumbi até agora para mudar os eventos e conseguir a confiança das pessoas de sua sala, que a odeiam profundamente, afinal de contas, Chaerin vivia em função de Jeha e negligenciava o mundo e as pessoas da história. Porém, à medida que essas meninas viram suas amigas, os rostos vão sendo revelados.

Entretanto, o apocalipse zumbi e a confiança de meninas adolescentes não são o maior problema de Chaerin. Afinal de contas, ela tomou o lugar da verdadeira protagonista da história e precisa navegar o desafio sem que descubram que a realidade que suas novas amigas conhecem não existe, mesmo que todas ouçam uma voz persistente e inexplicável em suas cabeças dizendo-as como agir.

É aí que o leitor se envolve na história, tal qual a pessoa que Chaerin era antes de tudo. Até onde a história precisa continuar? Quantas pessoas precisam morrer? A história continua quando ninguém está lendo?

Ao quebrar a quarta parede, “Surviving Romance” se tornou uma das histórias mais interessantes de terror já criadas. A estratégia narrativa de precisar reviver o mesmo dia não é inovadora e já foi usada em filmes estadunidenses como “A Morte te dá Parabéns” e animes como “Re:Zero”, mas o uso e até mesmo a culpabilidade do leitor como parte da história trazem seu diferencial.

“Surviving Romance” teve seu fim em julho de 2023 e está disponível para leitura no aplicativo Webtoon. Ainda não houve notícia sobre uma possível adaptação do título, mas seria interessante descobrir como seria traduzida a dinâmica para as telas.

E você, já parou para pensar no que aconteceu com seus personagens favoritos depois que a história acabou?

Ficha Técnica:

País: Coreia do Sul | Criação: Lee Yone  | Número de Capítulos: 102 | Ano: 2021


1 comentário

Thiago Medeiros · 19 de dezembro de 2023 às 18:26

Essa aí sabe pra caramba!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *