MidiÁsia

O Instituto Confucius, da PUC-Rio, junto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da Hebei University organizaram um evento em comemoração ao dia internacional da língua chinesa. O evento foi realizado no pilotis do prédio Kennedy da PUC-Rio, teve início às 11h e finalização próxima das 14h. 

Esse mesmo evento teve edições passadas em anos anteriores, cada qual com um tema específico. O tema deste ano foi “Língua Chinesa: Conectando culturas por meio da ponte do aprendizado mútuo”. Além de apresentações artísticas no palco principal, a celebração contou com estandes apresentando um pouco sobre caligrafia, culinária, língua e medicina chinesas. 

Performances Culturais

A dançarina Márcia Delgado iniciou as apresentações artísticas com a dança chinesa “Espírito da Água”. As professoras do Instituto Confucius, Jing Tingting e Gao Chunhan, trouxeram instrumentos musicais tradicionais da China — o Guzheng e a Pipa — e interpretaram as músicas floclóricas chinesas “O barco de pesca canta à noite” e “O trovão seco do céu”. A aluna do Instituto Confucius, Beatriz Pollo, cantou a música “Eu venho de Yading”, enquanto as cantoras profissionais chinesas Yu Qian e Sun Jiaxuan cantaram a ópera “China nas Luzes”. O Instituto Wulindao de Kung Fu trouxe os alunos Myllena Reis e Patrick Duarte para performarem Tai Chi Chuan e Kung Fu. Por fim, o coral da PUC-Rio abrasileirou um pouco o evento com canções nacionais do Brasil.

Atividades Culturais Pós-evento

Após os discursos de encerramento, os anúncios de futuros eventos e os agradecimentos especiais, os alunos e demais pessoas da plateia se dirigiram para os estandes e conhecerem um pouco mais sobre diversas áreas da cultura, história e sociedade chinesa. No estande de chás, o Instituto Confucius trouxe uma degustação especial de chás tradicionais chineses. A Dra. He Shuanglian, no estante de medicina chinesa, contou um pouco sobre suas experiências com técnicas desta área de atuação. Uma degustação especial de comida chinesa foi trazida pelo Restaurante Chinatown e contou com diversos aperitivos deliciosos, como o famoso baozi.

O chefe de cozinha Jackie Ma, do Guangzhou Garden Hotel, da China, fez uma exibição especial de pratos da culinária chinesa dentro os quais muitos foram distribuídos posteriormente pelo público. O professor Rubens Nemitz, do Centro de Cultura Oriental, fez demonstrações de como escrever com a caligrafia, além de deixar curiosos porem a mão na massa e usar a caneta e o papel para escreverem caracteres. A empresa chinesa Anjun Logistics e etc trouxe uma apresentação de serviços e oportunidades de emprego que envolvam empresas chinesas no Brasil. Houve também uma exposição de trabalhos de alunos do Instituto Confucius da PUC-Rio, além da venda de livros didáticos para estudantes de língua chinesa.

O evento contou com variados patrocinadores e co-organizadores, tornando-se uma celebração bem organizada e completa, perfeita para amantes de cultura chinesa. O site chinês Xinhua publicou esta matéria com mais fotos e curiosidades sobre o evento.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *