MidiÁsia

A iniciativa Amanhã Brasil-China convocou o doutorando Pedro Steenhagen para ministrar uma palestra gratuita sobre BRICS, discorrendo acerca do papel do Brasil e da China sobre a cooperação entre países do grupo. A palestra, cujo nome oficial é “Política Externa do Brasil em Perspectiva: BRICS e a Reforma da Governança Global”, será sediada online (via Zoom Meetings) no sábado dia 27/04/2024, às 9h da manhã (horário de Brasília)

O evento contará com 50 minutos de palestra mais 40 minutos de debates entre as pessoas presentes. O palestrante falará em inglês, visto que o evento também contará com estudantes chineses como ouvintes através da nossa parceria com o ASIC da Universidade de Tsinghua (China).

Para receber o link da palestra por e-mail ou telefone, basta se inscrever neste Formulário de Pré-Inscrição. Após enviar o formulário, você receberá o link zoom da reunião mais próximo da data do workshop. 

Principais Tópicos abordados 

O doutorando Pedro Steenhagen (石昊) trará as bases da política externa brasileira (de FHC a Lula 3); a ascensão da China no sistema internacional; o surgimento dos BRICS; e a governança global e as críticas dos países emergentes. Ele também enfatizará pontos de contato entre as políticas externas chinesa e brasileira perante os desafios contemporâneos, abordando em conjunto crises na política interna brasileira e o relativo enfraquecimento dos BRICS aos olhos do país. 

Steenhagen falará sobre a expansão dos BRICS, o Sul Global, as demandas pela reforma da governança global e a posição do Brasil. Tópicos como o “G20 e as prioridades da presidência brasileira em 2024” e “debates sobre institucionalização dos BRICS, o seu futuro e os interesses brasileiros” estarão presentes. Por fim, o palestrante abrirá para perguntas, respostas e trocas em geral, buscando a participação ativa dos ouvintes.

Sobre o Palestrante

Pedro Steenhagen (石昊) é Doutorando em Política Internacional e Assistente de Ensino na Escola de Relações Internacionais e Assuntos Públicos (SIRPA) da Universidade Fudan (复旦大学), bem como Especialista Sênior da Observa China (观中国). Ele possui mestrado em Análise e Gestão de Políticas Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio) e bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ). 

Suas publicações recentes incluem o livro “China e a Iniciativa do Cinturão e Rota: Percepções do Brasil” (FGV Direito Rio, 2023), organizado em conjunto com o Prof. Evandro Menezes de Carvalho e o Prof. Daniel Veras; o capítulo do livro “Macau e a Nova Rota da Seda: Laços Lusófonos como Potenciais Facilitadores da Parceria Sino-Brasileira” (FGV Direito Rio, 2023); o artigo “A Aspiração do Brasil no Conselho de Segurança da ONU: A Busca por um Assento Permanente e o Lançamento da Agenda RwP” (Revista Hoplos, v. 7, n. 12, pp. 29-49, 2023); e o artigo de opinião “Oportunidade Perdida: A Não Adesão da Argentina ao BRICS Provavelmente se Provará um Erro Custoso” (China Daily, 2024), co-autoria com o Prof. Li Xing.

Sobre o ABC

ABC

O Amanhã Brasil-China (ABC) é uma parceria formada entre estudantes brasileiros e chineses de diversas universidades, ligada principalmente ao grupo ASIC da Universidade de Tsinghua. Contando com a parceria de projetos como o MidiÁsia UFF, o GE-China, e o Brother Carioca, o Amanhã Brasil-China busca trazer workshops, palestras e demais atividades capazes de ampliar nosso conhecimento sobre ambos os países e suas relações de cooperação. O ABC visa trazer temas dos mais diversos e engajar ativamente os ouvintes e palestrantes em debates e conversas.

Alunos da Tsinghua University, parceiros do ABC, já concederam ao MidiÁsia UFF uma palestra contanto mais sobre a criação do projeto. Leia a entrevista neste link! O Amanhã Brasil-China fornece seu e-mail de contato amanhabrasilchina.abc@gmail.com, assim como o seu Instagram @abc_brasilchina para que qualquer dúvida acerca da palestra possa ser sanada.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *