O Núcleo de Pesquisa de Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial (GIS/UFRJ) estará sediando um simpósio internacional no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBAE UFRJ) entre os dias 22 a 25 de abril de 2024. O endereço exato do CBAE UFRJ é Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo.
O evento contará com profissionais de todo o mundo e terá tradução simultânea para as línguas portuguesa, espanhola e inglesa. Os participantes receberão um certificado do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais e de horas complementares da UFRJ.
Além do GIS/UFRJ, o Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) e o Grupo de Trabajo de Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial do CLACSO são também organizadores desse simpósio internacional. As inscrições e a programação completa estão na bio do Instagram @nucleogis.
Confira a programação do evento
No dia 22 de abril, o evento começará com uma mesa de abertura, das 16h às 17h30, partindo logo em seguida para uma Conferência Inaugural sobre a cooperação acadêmica internacional e as relações Sul-Sul, que irá se extender até 18h30. A palestrante da vez será Karina Batthyány, diretora executiva do CLACSO (Argentina).
No dia seguinte, 23 de abril, a mesa “O novo sistema mundial: do Atlantismo a Ásia-Pacífico” irá iniciar os debates do dia, sendo de 9h ao meio-dia e trazendo o moderador argentino Pablo Vommaro. Compondo a mesa estão Ana Esther Ceceña, do México, Sun Hongbo, da China, Fadhel Kaboub, do Quênia, Oscar Ugarteche, do México, Slobodan Pajovic, da Sérvia, Christophe Ventura, da França, e Monica Bruckmann, do Brasil.
A segunda palestra do dia 23 ocorrerá de 14h às 16h30 e falará acerca dos novos rumos da economia, indústria e comércio mundial. O moderador será Fernando Estenssoro, do Chile, enquanto os acadêmicos que compõem a mesa serão Jaime Estay, do México, Jayati Ghosh, da Índia, Marina Sheresheva, da Rússia, Juliane Furno, do Brasil, Andrew Mold, da Ruanda, e Isabel Estévez, dos Estados Unidos.
Das 17h às 19h15, ocorrerá a última mesa do dia 23, contando com Beatriz Bission, do Brasil, Yin Zhiguang, da China, Manoranjan Mohanty, da Índia, Siphamandla Zondi, da África do Sul, Gerardo Caetano, do Uruguai, e Juan Agulló, do Brasil, para compor a mesa. A palestra discorrerá sobre o BRICS e a nova dinâmica das relações Sul-Sul e Norte-Sul. Andrés Arauz, do Equador, será o moderador da vez.
O dia 24 de abril começará com a mesa “Nova arquitetura financeira global, regional e infraestrutura para o desenvolvimento” contando com quatro palestrantes e um moderador. Na mesa, estarão o malásio Jomo Sundaram, o equatoriano Andrés Chiriboga, o argentino Alejandro Vanoli e o brasileiro Carlos Aguiar de Medeiros. Juan Agulló, do Brasil, vai moderar a mesa, que se estenderá entre 9h45 ao meio-dia.
“Desafios da integração latino-americana na conjuntura mundial” acontecerá das 14h às 16h30 e será a quinta mesa do evento e segunda mesa do dia 24 de abril. A mesa conta com a moderadora Tamara Lajtman, da Argentina. Os profissionais que debaterão o tema serão Andrés Arauz (Equador), Daniela Arruda Benjamin (Brasil), Rebeca Peralta (México), João Pedro Stédile (Brasil), Sacha Llorenti (Bolívia) e Matia Capeluto (Argentina).
A última mesa do dia 24 se chama “Para uma agenda estratégica da integração latino-americana” e acontecerá das 17h às 19h15. Seis profissionais debaterão o tema: Jacqueline Laguardia (Trindade e Tobago), Guilherme Estrella (Brasil), Elvira Concheiro (México), Alan Fairlie (Peru), Adriana Abdenur (Brasil), Tamara Lajtman (Argentina) e Pedro Barros (Brasil). Elian Araújo, do Brasil, será o mediador.
A sétima mesa do simpósio acontecerá das 9h ao meio-dia do dia 25 de abril e trará o tema “Crise climática, transição energética e a geopolítica dos recursos naturais” para o debate. A brasileira Beatriz Bission vai moderar os seguintes profissionais componentes da mesa: Fernando Estenssoro (Chile), Irene Vélez Torres (Colômbia), Amir Lebdioui (Reino Unido), Cristian Lorenzo (Argentina), Breno Bringel (Brasil), Maribel Aponte (Porto Rico) e Jerónimo Tybusch (Brasil).
A última mesa do evento tomará forma entre 14h e 16h, quando a boliviana Hortensia Jiménez Rivara, a inglesa Carlota Pérez e os brasileiros Alberto Santoro e André Tosi Furtado discorrerão acera de “Ciência, tecnologia, inovação e industrializaão: desafios e novas fronteiras”. O moderador será o peruano Alan Fairlie.
Logo após o encerramento da oitava e última mesa do simpósio, às 16h30, ocorrerá o lançamento do Manifesto pela Integração Regional.
0 comentário