MidiÁsia

É consensual que a expansão e popularidade crescente das plataformas de streaming de filmes e séries no cenário audiovisual global vêm ilustrando uma paisagem midiática mais diversificada em termos de representatividade regional e local. Por conta do desenvolvimento de novos meios de consumo do audiovisual surgidos no último decênio no mercado global, podemos observar mudanças significativas no cenário do audiovisual, sobretudo o aumento da diversidade de nacionalidades de origem nos fluxos da cultura televisiva contemporânea.

Especialmente, a emergência da plataforma de séries e filmes Netflix, com expressada diversidade linguística em seu catálogo brasileiro, apresenta-se como um excelente exemplo dessa mudança, uma vez que demonstra como formatos e gêneros televisivos produzidos fora do eixo EUA-Europa cada vez mais adquirem visibilidade, alcançando o interesse de um público global.

Durante muito tempo considerados produtos culturais de segunda classe, as séries televisivas produzidas nos países do Leste e Sudeste Asiático – doramas, k-dramas, tw-dramas, tai-dramas etc. – cada vez mais ganham em status e notabilidade como espaço de desenvolvimento de narrativas complexas, bastante sofisticadas e com grande poder de mobilização da audiência.

O drama televisivo tailandês #NãoMeJulgue (The Judgement), lançado e distribuído ainda em 2018 com o selo Original Netflix, ilustra de forma bastante contundente como narrativas produzidas num contexto não-ocidental pode atingir os públicos globais ao dar enfoque a temas complexos e a questões bastante contemporâneas de diversas sociedades, como o bullying, estupro, suicídio e homofobia. A série também ilustra, de maneira geral, o grande boom de séries adolescentes, observado na referida plataforma nos últimos anos.

A narrativa de #NãoMeJulgue, distribuída em apenas 1 temporada de 13 episódios, traz como temática central a discussão em torno da cultura do estupro e seus desdobramentos, através de uma abordagem cuidadosa e responsável a respeito da relativização da violência sexual entre os jovens. Ao mesmo tempo em que a série promove uma reflexão densa sobre esses temas, expondo aspectos problemáticos da sociedade tailandesa, embora também universais, deixa uma mensagem de apoio, sem funcionar como um gatilho psicológico tal qual o encontrado em séries ocidentais – 13 Reasons Why, por exemplo.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *